terça-feira, 30 de junho de 2015

A decadência do futebol brasileiro

Quero deixar claro que o que escrevo aqui é uma opinião minha, pessoal. O que vocês pensam, sentem ou opininam sobre o assunto pode ser deixado nos comentários abaixo.
Desde que comecei a acompanhar o futebol, lá em 1994, sempre acreditei que éramos o melhor do mundo. O maior vencedor de copas, o melhor das Américas,  a pátria de chuteiras. Não havia ninguém que nos ganhasse pelos campos do mundo. Éramos imbatíveis, insuperáveis, simplesmente O MAIOR!
Eu vi a geração Romário/Bebeto ser campeã do mundo. Vi Ronaldo ser o melhor do mundo, Ronaldinho arrebentando nos campos, a geração Felipão levar o Penta invicta! Sempre acreditei num futebol repleto de lances plásticos e elásticos. Num futebol cheio de arte, de ginga e show. Sempre acreditei que, mesmo após as derrotas, o Brasil poderia dar a volta por cima e levar mais um título.
Agora vejo que tudo não passava de ilusão!
Ver essa geração, que não sabe sequer honrar a camisa de seu próprio país,  que sequer o conhece, já que cedo saem para ganhar seus milhões lá fora, é simplesmente deprimente.
Geração modinha, instagram, facebook, selfie.... Uma geração que só quer aparecer. Não temos um craque a altura da amarelinha, que tantos vestiram com orgulho no passado. Digam-me, quem pode fazer a diferença pela seleção: Neymar, que leva cartões bobos e se descontrola a toa durante um jogo, disposto a fazer firulas para se mostrar superior ao seu adversário? Robinho, que já não sabe mais nem onde joga e já perdeu as pedaladas? Thiago Silva, que busca uma vaga na seleção de vôlei para as olimpíadas? David Luis, que só sabe chorar? Digam-me onde está o craque que nossa seleção merece.
Verdade seja dita, não temos no futebol brasileiro ou mundial um jogador daqui capaz de fazer a diferença em nossa seleção. Antes tínhamos craques. Como não lembrar da seleção que já teve Pepe, Coutinho, Pelé, Garrincha, Zico, Sócrates, Romario, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Bebeto e tantos outros que jogavam por amor ao país. Como não comparar o que se tinha antes com o que temos hoje. Já fomos um celeiro de craques. Já fomos os melhores do mundo. Já fomos apaixonados pela nossa seleção.
Hoje somos um povo em busca de uma seleção para torcer. Torcemos para a Argentina porque é rival e tem Lionel Messi. Torcemos para a Alemanha porque levamos 7 na copa. Torcemos para tantas outras porque perdemos a vontade de torcer pelo Brasil. Visto que, torcendo, sabemos que não seremos felizes.
Esta seleção precisa de uma reformulação imediata, mesmo que isto já tenha sido dito e mastigado tantas vezes, esta é a verdade. Não só o treinador tem que mudar, como também os jogadores. Chega destes mesmos que aí estão! Para o Brasil virar potência novamente irão se passar anos. E, na minha sincera opinião, espero que nenhuma copa do mundo seja feita sem ele! Já falei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário